Por Centro Psicanalise Freud em 20/04/2022
A vida que escolhemos

Nossas cracas existem porque nós as criamos. Deixamos elas grudarem, as alimentamos e depois as batizamos de “problemas”. Temos todos os tipos de problemas, mas sempre, eles são causados pelos OUTROS…

Para resolver um problema é preciso antes de tudo, entendê-lo. Sendo assim, inicialmente temos que conhecer o OUTRO.

OUTRO é aquele indivíduo, fruto da nossa imaginação, de nossa idealização, que tem todas as virtudes que sonhamos e nenhum defeito.

Também é elementar que saibamos que nós somos o OUTRO para o OUTRO, isto é, ele vê em nós todos os defeitos e virtudes que ele imagina que temos…

Em suma, as relações que mantemos estão mais para Hollywood do que para a vida real, mas é indiscutível que a vida é feita de opções e é o resultado de cada uma dessas opções.

Esta é a segunda parte da questão. Apesar de sempre responsabilizarmos o OUTRO, a escolha é sempre nossa. Sempre somos nós que decidimos o que, quando e como faremos. Até quando não fazemos nada!

O OUTRO não nos faz nada espontaneamente. Nós é que pedimos que ele faça.

É importante que percebamos que nossa vida é feita de escolhas e sempre somos nós que escolhemos. O OUTRO só nos faz a vontade…

Mas se somos seres inteligentes, em busca da evolução (em todos os seus aspectos) e queremos ser felizes porque fazemos escolhas que são contra tudo isso? Claro que há situações imprevisíveis, como a morte, mas nas demais escolhas porque passamos a vida alimentando aquele sentimento? Vivendo com aquele desprazer?

Todo ser vivo tem duas funções básicas: sobreviver e reproduzir, e em nome dessas funções, surgem as cracas. A cultura produzida pela sociedade em que vivemos nos obriga a ter – e manter – posições que nos prejudicam. Fazemos isso por submissão e para nos sentirmos aceitos, fazendo parte do grupo. Em nome da sobrevivência aceitamos as cracas e por causa da procriação (medo da solidão) as cultivamos.

E como mudar isso? Como deixar de enxergar o OUTRO e passar a ver a si próprio? Como entender a nossa motivação para o desprazer?

Algo se consegue através de livros, mas ainda que seja o mais vendido no mundo tem pouco efeito porque falam de uma realidade que não é a nossa, assim como os conselhos e opiniões.

Uma forma eficiente para mudarmos o rumo das nossas vidas, nos livrando das cracas é perceber quem somos; porque fazemos aquilo; o porquê de termos aquela atitude, o que nos faz aturar o desprazer. Conseguimos essas respostas através da descoberta das nossas motivações inconscientes.

Os primeiros anos da nossa existência vão moldar o sujeito em que nos tornaremos. As emoções vivenciadas ficarão gravadas no inconsciente e serão responsáveis pelas nossas escolhas e pela forma como vemos o OUTRO.

Fazendo aflorar essas emoções e dar-lhes um novo significado nos modificará, proporcionando uma nova forma de vermos o OUTRO e isto influenciará as nossas escolhas.

Dr. Antonio Carlos – Psicanalista – Consultório em Bangu

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..