Por Centro Psicanalise Freud em 04/10/2022
Como acontece a terapia

O objetivo da Psicanálise é proporcionar o conhecimento de si mesmo e da posição que ocupamos no Mundo.

 

A nossa infância e o jeito como fomos criados influenciam muito a forma como vivemos, o que pode acarretar sofrimentos, que são apenas sintomas.

 

Nossos comportamentos são “sintomas”. Não basta cuidar da febre, que é um sintoma. É necessário tratar da causa e da origem que a motiva.

 

A febre é um sintoma, que tem como causa o dente inflamado. A origem é o medo de ir ao dentista, fruto de um trauma guardado no inconsciente.


É necessário conhecer a origem do sofrimento, que pode ser interna ou externa, isto é, se é um desejo que temos e não podemos realizar, nos frustrando, ou, se é algo que fazemos para realizar desejos do outro, nos violentando.


Ao perceber e entender o que está acontecendo, não o sintoma ou o incômodo em si, mas a origem dele, deixamos de gastar energia com o sintoma e essa energia é naturalmente direcionada para algo prazeroso.

 

Para-se de pensar na “ansiedade”, “na dor no peito”, “na falta de sono” e passa-se a viver.


Interessante perceber que o sintoma se apresenta no corpo. São palpitações, falta de ar, queda de cabelo, ou em forma de emoção – tristeza, angústia, medo, mas é sempre resultado de algo inconsciente.


Muitas vezes o sintoma não é monstruoso, mas é constante. É como estar dentro d’agua com uma bola presa no meio dos pés.

 

Além da dificuldade nos movimentos é preciso cada vez gastar mais energia para manter a bola presa.


A terapia objetiva definir a origem do sintoma, do incômodo e sendo a Psicanálise “a cura pela fala” é pelo relato do sintoma que a origem do sofrimento é identificada.


Sendo assim, a terapia inicia com o relato de um sintoma, que é a parte visível do sofrimento psíquico. O relato do sintoma possibilita identificar sua origem, trazendo à tona o que está inconsciente. Tornada consciente a origem do sofrimento psíquico, o sintoma suavemente desaparece e o incômodo é descarregado.


Importante que, revelado o que está inconsciente, muitas coisas podem ser feitas, inclusive nada, mas o sofrimento psíquico e o sintoma desaparecem e a vida passa a ser vivida.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..