Por Centro Psicanalise Freud em 20/04/2022
Por que rejeitamos a felicidade?

O homem tem como principal objetivo na vida ser feliz, mas age em sentido contrário.

Todos desejam a felicidade, mas muitas das nossas atitudes nos fazem sofrer. Há uma perigosa contradição entre a felicidade que desejamos e as nossas atitudes e hábitos. Inconscientemente procuramos e permitimos situações que nos fazem sofrer. Há uma força que nos leva na direção do que deveríamos evitar e essa contradição consome muita energia. Mas de onde vem essa força poderosa que nos faz sofrer? Alguns chamam de azar, hereditariedade, influência do meio e por aí vai.

Para a Psicanálise essa força tem origem nos sentimentos e emoções reprimidos no inconsciente, que produzem uma energia tão grande que nos impulsionam em condutas que conseguem suplantar o ideal de ser feliz. Tal energia nutre a si mesma e forma um círculo vicioso que se perpetua, ficando cada vez mais forte, tomando conta da nossa vida.

Os sentimentos que reprimimos – raivas, mágoas, perdas, medos e frustrações, agem como se fossem seres com vida e força própria, influenciando nosso pensamento e ações. Mas como reconhecer e se livrar desses sentimentos?

Uma das formas é desabafar com amigos, familiares ou religiosos. Isso pode ser bom, mas o ouvinte talvez não seja a pessoa mais adequada. É difícil para uma mãe ou um amigo não tomar partido, não tentar influenciar e isso pode ser catastrófico. É necessário que o “ouvinte” domine certa técnica que lhe dê a capacidade de identificar os bloqueios e os elementos que nos fazem auto-sabotar nosso desejo de ser feliz. Tais técnicas foram criadas por Freud e compõem os fundamentos da Psicanálise. O Psicanalista é capacitado a auxiliar o sujeito a proceder à análise da sua vida, a se conhecer e a descobrir suas próprias soluções. Muitos acreditam que fazer análise é coisa para “doido”, que é coisa de rico, etc. Não permita que o desconhecimento adie a sua felicidade. A Psicanálise está ao seu alcance. Procure um profissional habilitado, conheça a si mesmo e seja feliz.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..