Por Centro Psicanalise Freud em 20/04/2022
Romper ou manter o relacionamento?

Início de ano, questões de sempre!
Continuo a vida como está ou dou uma virada? Em relação à manutenção de relacionamentos, esta questão é recorrente nesta época do ano.
De uma forma geral queremos manter os relacionamentos num crescimento a dois, conjunto e feliz. Mas e se o relacionamento não estiver bombando? Se a cumplicidade, parceria e objetivos comuns estiverem fraquejando?
O que fazer? Manter as coisas como estão para não sofrer riscos, para não machucar alguém ou chutar o balde? Acabar com o relacionamento ou continuar tentando?
A primeira questão a ser analisada é se essa situação pode ser considerada como passageira. Há possibilidade do retorno àqueles momentos de realização e felicidade? O que está causando as dificuldades ? A causa pode ser identificada? É financeira, sexual, tem alguém interferindo? Se houver uma causa identificável a coisa fica mais fácil. Analise a causa e verifique se ela é removível ou passageira.
Nessa análise, um profissional poderá ser muito útil.
Na maior parte das vezes não há uma causa. Há um desencanto. O OUTRO não é mais aquele! O OUTRO deixou de ser aquilo que você gostaria que ele fosse!
Na realidade ELE nunca foi! O OUTRO só existe no nosso olhar. Nossos desejos constroem e concretizam o que idealizamos, mas mesmo no mais perfeito relacionamento, as pessoas conservam a individualidade, que está sempre em movimento, o que pode ser visto como uma evolução ou um desastre.
Freud escreveu textos famosos sobre a transitoriedade dos sentimentos e objetos, defendendo a idéia de que exatamente porque eram transitórios deveriam ser valorizados, mas sempre com a certeza de que teriam fim.
O mesmo acontece com os relacionamentos. Sempre serão transitórios, na medida em que os indivíduos estão em constante mudança.
Se a mudança for tão forte que se torne insuperável, não se apegue a objetos ou sentimentos perdidos. O objeto perdido pode ser substituído por outro bem melhor.
O vácuo deixado por aquele parceiro pode ser preenchido por alguém fabuloso e para isso basta você se manter em movimento. E nesse momento, a análise da questão com o auxílio de um profissional será útil.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..